O Brasil enfrenta o Chile na tarde deste sábado (5), às 16h, no Ginásio Divino Braga, em Betim (MG), pela terceira rodada da Copa América de Vôlei feminino 2025. Além dos três pontos, o desempenho a ser apresentado hoje em Santiago é importante. O técnico Dorival Júnior vem sendo muito criticado pelo pouco futebol que o Brasil vem apresentando. Com a vitória da Bolívia contra a Colômbia, o Brasil acaba de ser ultrapassado pelos bolivianos na tabela de classificação das Eliminatórias.
Duelo entre invictas: Argentina x Chile na Copa América
Para os torcedores do Rubro-Negro, um jeito de matar a saudade do garoto formado no Ninho do Urubu. No lado do Chile, a situação pensando na Copa do Mundo ficou ainda mais complicada. A seleção treinada por Martín Lasarte precisa de combinação de resultados improvável para beliscar ao menos o lugar na repescagem.
Foram três pontos em dois jogos, enquanto essas duas seleções citadas fizeram quatro e seis, respectivamente. A torcida brasileira não tem repertório vasto de músicas para serem cantadas durante as partidas. Aí, durante a maior parte do jogo, o que se viu foi um duelo de rivalidade nas arquibancadas do Maracanã entre Flamengo e Vasco.
- Com a vitória da Bolívia contra a Colômbia, o Brasil acaba de ser ultrapassado pelos bolivianos na tabela de classificação das Eliminatórias.
- “Nossa preparação é forte e sabemos o que precisamos melhorar para o jogo em Santiago.
- A lamentar, apenas, o cartão amarelo que o tira do jogo de terça, contra a Bolívia.
- O Chile é forte, evoluiu muito, mas nós temos qualidade para isso”, comentou Moisés Duque, atleta com mais jogos na história pelos Tupis.
Julio Cesar, contestado antes do Mundial por ficar um período sem jogar, defendeu as cobranças de Mauricio Pinilla e Alexis Sánchez e foi eleito o melhor do jogo, enquanto Jara chutou a última cobrança na trave. A partir daí o Brasil cresceu na partida e chegou ao terceiro em novo pênalti. Desta vez o responsável pela cobrança, aos 26 minutos, foi o meio-campista Philippe Coutinho, que entrou no decorrer da etapa final no lugar de Lucas Paquetá. Dois minutos depois a seleção ampliou, quando Antony abriu na esquerda para Vinícius Júnior, que, com a perna direita, tocou na frente para bater de esquerda, cruzado, para marcar. Aos 22 minutos a seleção chegou novamente com perigo, mas desta vez em cabeçada do zagueiro Thiago Silva após cruzamento de Neymar. Já o Chile criava pouco, em especial em lances de contra-ataque.
Minutos
A partida no Mineirão foi bastante tensa, com muitas roubadas de bola e disputas acirradas. A torcida chilena, em número bem menor nas arquibancadas, se fez ouvir com seus gritos tradicionais em alguns momentos, mas era abafada pelos brasileiros na maior parte das vezes. Porém, foi apenas nos 10 minutos finais da etapa inicial que a equipe de Tite mostrou mais objetividade nas jogadas.
Nesta segunda-feira (09), a Associação de Futebol da Argentina (AFA), confirmou que vai entrar com uma ação no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) contra a decisão da Fifa em manter o jogo contra o Brasil para o próximo dia 22 de setembro. Inicialmente marcado para setembro do ano passado, a partida acabou não sendo realizada por uma ação das autoridades brasileiras, que alegaram a entrada irregular de alguns jogadores argentinos no Brasil. O terceiro gol foi marcado aos 26 minutos do segundo tempo. Antony foi lançado por Marquinhos em velocidade, e Claudio Bravo saiu do gol para atrapalhar a chegada do brasileiro. O árbitro Dario Herrera viu pênalti na dividida e Philippe Coutinho converteu.
Vários presidentes de federações estaduais estiveram no Maracanã. Até o Coronel Nunes, que agora não é mais vice da CBF, apareceu no jogo, de bengala. O Endrick ainda naturalmente vem buscando conhecer o seu clube, tem uma concorrência muito grande e tem dado seu recado. Tudo é questão de também cada um encontrar seu chile vs brasil momento na equipe”, argumentou o técnico.
Quais são as chances do Brasil se classificar para as Eliminatórias?
A cinco rodadas do fim das Eliminatórias, o Brasil está com 98,78% de chances de se classificar para a Copa do Mundo de 2026. A vitória em cima da Colômbia por 2 a 1 na quinta-feira fez a Seleção subir duas posições na classificação e abrir oito pontos para a Bolívia, primeiro time fora da vaga direta.
A seleção chilena ocupa a 4ª colocação, sem somar pontos até aqui. Com apenas cinco pontos, o Chile precisa da vitória a qualquer custo se quiser seguir sonhando com a classificação ao Mundial. Com os gritos de “eu acredito” da torcida, Ramires teve a melhor chance do Brasil de fazer 2 x 1, mas seu chute rasteiro saiu rente à trave chilena, e a decisão foi para os pênaltis, quando brilhou a estrela de Julio Cesar. Os chilenos, então, começaram a parar a partida em diversos momentos, com jogadores caídos no gramado, e se defenderam bem até o final, quando ainda acertaram um chute forte na trave com Mauricio Pinilla.
Brasil Sevens Juvenil: dia 15/08 é a data limite para os clubes manifestarem interesse de participação
Galvão se habitou a repetir o bordão por causa da freguesia histórica do Chile, que venceu o Brasil apenas oito vezes em 75 partidas. Alguns desses triunfos foram em momentos de instabilidade da equipe nacional, inclusive em Copa do Mundo. “Tá em crise, chama o Chile”, exclamou diversas vezes Galvão Bueno em suas narrações. O famoso bordão cunhado pelo narrador pode servir de motivação para o Brasil, que enfrenta justamente a seleção chilena nesta quinta-feira, às 21h (horário de Brasília). Cobrado, Dorival Júnior espera que o resultado da partida em Santiago, válida pela nona rodada das Eliminatórias, aplaque a crise do time nacional, que tem feito péssimas apresentações. Como em todos os jogos do Brasil no Mundial, Neymar era a principal arma do time e quase ampliou em um chute cruzado da esquerda.
O Brasil volta a entrar em campo na próxima terça-feira (29), quando visita a Bolívia em La Paz pela última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo. “Nossa preparação é forte e sabemos o que precisamos melhorar para o jogo em Santiago. O Chile segue treinado pelo também uruguaio Pablo Lemoine, que levou os chilenos ao Mundial passado. A Copa do Mundo de Rugby de 2027 será maior da história, com 24 participantes. Já estão classificados os 12 melhores da edição de 2023, enquanto as 12 outras vagas estão em disputa pelas Eliminatórias de cada continente.